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Adicionar gordura na sua dieta pode ser bom para você sabia?

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Você sempre ouviu que molho de salada é cheio de calorias, mas se você escolher o tipo certo e a quantidade certa, pode fazer sua comida mais saudável, sugere um novo estudo da Universidade Estadual de Iowa publicado na American Journal of Clinical Nutrition.

Pesquisadores submeteram 12 mulheres a comer saladas contendo espinafre, romaine (tipo de alface), cenoura e tomates cerejas cobertos com molhos simples contendo 0, 2, 4, 8 ou 32 gramas de óleo de soja. Depois, eles testaram o sangue das participantes para medir quão eficientemente elas absorveram os nutrientes presentes em suas refeições.

Um pouco de óleo na salada pode ajudar absorção de nutrientes

Um pouco de óleo na salada pode ajudar absorção de nutrientes

Eles descobriram que mulheres que adicionaram 32 gramas de óleo em suas saladas, ou um pouco mais que 2 colheres de sopa, absorveram a maior quantidade de nutrientes. Na realidade, quanto mais óleo foi consumido, mais nutrientes elas absorveram. Estes nutrientes incluíam quatro carotenóides, ou antioxidantes que dão a certos vegetais o pigmento mais vibrante. O óleo também promoveu a absorção de vitaminas E, K e A.

Uma razão para o impulso nutricional? Estes caratenóides e vitaminas são solúveis em óleo, significando que eles na realidade exigem o auxílio do óleo ou gordura para quebrá-los e ser completamente absorvidos em seu corpo, diz o principal autor do estudo Wendy White, Ph.D, R.D. professor-associado da ciência alimentar e nutrição humana na Faculdade estadual de Iowa.

Você quer conseguir o quanto desses nutrientes você puder, por que eles desempenham um papel fundamental na saúde da pele e olhos, crescimento ósseo e até na prevenção do câncer.

E enquanto este estudo particular apenas incluem mulheres, White diz que ficaria surpreso se as descobertas não se aplicassem aos homens, também. Isto por que esta não é a primeira vez que uma pesquisa se apoia nos benefícios do óleo.

Em um deles, também feito por White, pesquisadores descobriram que óleo de canola tem um efeito parecido na absorção dos carotenóides. Em outro estudo publicado pelo The Journal os Nutrition, pessoas que aderiram o óleo de abacate em suas refeições também absorveram mais nutrientes, graças a todas as gorduras saudáveis encontradas em abacates. Provavelmente os benefícios se estendem por todos os óleos de boa qualidade como o óleo de coco também.

Então, você sabe que o óleo pode ser bom para você dependendo de quanto você realmente come? Se você dobrar a quantidade de molhos em sua salada, você dobrará a sua absorção de gordura, micronutrientes solúveis – mas você também dobrará as suas calorias, diz

Uma colher de sopa de óleo equivale a 120 calorias,” ela complementa. “Para comsumir uma colher de sopa de óleo, é necessário cerca de 3 colheres de sopa de molho de salada italiano.

Então, moderação é a chave. “Homens deveriam estar confortáveis com o Guia de Dieta de 2 a 3 colheres de sopa de óleo por dia,” diz White. Apenas entenda que outras comidas – como margarina, azeitona, manteiga de amendoim, nozes e sementes – contém óleo também, então você precisa ter certeza que você não está exagerando.